quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Escolha do Tema

Como de praxe para conclusão de uma graduação tive que iniciar o meu trabalho de conclusão de curso. A escolha do tema foi de grande dificuldade, para acirrar assunto ao qual desejava discutir e se o mesmo teria alguma importância para elaboração de um estudo acadêmico. Depois de passar por cinco temas distintos, incluindo temas que permeavam mais para a área do marketing e da publicidade e não a minha, que é o jornalismo, enfim comecei a me achar. Resolvi que o tema que gostaria de abordar seria relativo a política, é um assunto que gosto e que sempre anseio obter maior conhecimento, e realizar o meu TCC com esse tema, seria englobar meus dois desejos, o interesse pelo tema e a vontade de obter maiores conhecimentos na área.
Defini o meu tema, outro espaço que gosto muito, e por necessidade da faculdade acabei me entrosando com ele, são os blogs, então já tinha o assunto e o canal a serem analisados. A escolha do meu tema foi: O Uso dos Blogs como Campo de Discursso Político, e graças a Deus obtive avaliação positiva em relação ao meu tema pela minha professora de orientação Luciana Oliveira, que foi simplesmente maravilhosa comigo.
Com o tema já escolhido passei para os estudos dos teóricos que elaboraram pensamentos sobre mesmo assunto ou parecido com o que iria abordar, li oito livros e dois artigos. O livro que obtive maior respostas ao que buscava foi o do escritor John Downing, Mídia Radical _ rebeldia nas comunicações e movimentos sociais, que traz o blog como rede social que propicia audiência ativa, aquela que elabora e molda os produtos da mídia, e não apenas absorve passivamente suas mensagens pelo conteúdo e pela liberdade que o blog oferece aos que o acessam. Nesse trecho do livro, sintetiza bem a idéia geral do livro:

"Nesses cenários, a mídia radical tem a missão não apenas de fornecer ao público os fatos que lhe são negados, mas também de pesquisar novas formas de desenvolver uma perspectiva de questionamento do processo hegemônico e fortalecer o sentimento de confiança do público em seu poder de engendrar mudanças construtivas." (DOWNING, John.2002, pg. 50)

Os blogs são vistos como cenário da mídia radical, como zona alternativa para debate e reflexão e nesse sentido o meu tema passa a ser de importância para o campo da comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário